Na última sexta (dia 31 de agosto) fui ao Projac, participar de um encontro com Beth Filipeck, figurinista da novela Lado a Lado e sua equipe. Vocês não tem idéia de como me emocionei com este convite da Globo! Sou completamente apaixonada por história e… a novela se passa no início do século XX, em plena Belle Époque! Já sabia que iria desfalecer ao ver todas aquelas roupas de época, mas não sabia que iria ficar tão surpresa ao descobrir como são feitas. E isso é o que vou contar para vocês…

Pela suntuosidade dos trajes de uma produção épica, logo passa pela nossa cabeça o quanto deve custar caro tudo isso. Mas Beth Filipeck, com seus mais de 30 anos de experiência, irá utilizar somente 1% do orçamento total da novela para a produção do figurino… É milagre? Sim! Se você é daquelas que acha que repetir roupa e reaproveitar peças antigas não está com nada, talvez precise rever seus conceitos, pois é exatamente o que a Globo fará nesta obra! E o resultado está longe de ser simples ou modesto…

Para cada personagem são criadas algumas bases, com a silhueta de época, lisas, sem detalhe algum. Como numa colagem, os elementos decorativos (golas, faixas, sobressaias, capas, boleros) são sobrepostos, formando um figurino diferente a cada combinação. Literalmente, os trajes são contruídos, em várias camadas!

Uma mesma gola pode ser usada com diversas bases (ou mesmo com outras golas com texturas ou tonalidades diferentes) e por aí vai… Ou seja: é tudo truque! Pura sobreposição! Economia e uso inteligente é o que há!

Mas da onde eles tiram tanta matéria prima? Oras, da própria Globo! Onde mais haveria tanto material arquivado, a não ser no próprio acervo de figurinos da emissora? Está tudo separado por décadas e séculos, gente… tive a oportunidade de conhecer e é descomunal, vocês não fazem idéia… são paredes e paredes de chapéus divididos por cores, centenas de gavetas só com luvas… ai ai ai!

(Precisava de um acervo desses aqui em casa, hehehe!)

O vestido abaixo, por exemplo, é um patchwork de rendas do acervo da própria Beth! Dá para acreditar que isso não é uma coisa única, mas sim é a união de diversos retalhos? Uma verdadeira obra de arte!

Uma boa renda custa caro, não se joga fora assim sem mais nem menos… se reaproveita! Aprendi que, naquela época, onde tudo era comprado no exterior, um pedaço de renda vestia gerações de uma família, inclusive as mais abastadas! Hoje em dia temos uma excelente produção de moda nacional mas, mesmo assim, devemos aprender a reciclar nossas roupas. Se até a Globo o faz, o que estamos esperando?

Quanto à concepção dos figurinos, para os protagonistas são criadas peças especiais. Cada um tem seu próprio “painel de estilo”, baseado no que precisa transmitir através das vestimentas. É definido um elemente fixo, marcante, presente em todos os figurinos do personagem, além de uma palheta de cores única (em Pantone). As peças são tingidas cuidadosamente por uma equipe da Escola de Belas Artes, para que o resultado seja um visual de pintura impressionista.

Missão cumprida com mérito! Olha só esse chapéu?

Porém, há restrições quando ao uso de algumas tonalidades: o salmão “pula” na tela e o amarelinho não é bem vindo. Creio que isso ocorra devido ao uso de filtros nas cenas. Em Lado a Lado será utilizada a cor magenta (além do efeito “fog”, enevoado)… e, como qualquer filtro colorido, isto pode interferir na percepção de outros tons.

(Se também achou “a cara” do figurino do Titanic, não é a toa. As duas produções estão bem próximas cronologicamente)

Apesar de interpretar uma vilã, Patrícia Pillar usa roupas suaves. Seria óbvio caracterizá-la com um visual sombrio, mas o domínio dramático da atriz já dá conta das nuances de maldade de Constância Assunção. Sua palheta é lotada de tons pastel em harmonia, com muitas flores, rendas e bordados, além de transparência. (É tipo uma versão 20 milhões de vezes mais fina da nossa primavera, hehe!)

Marjorie Estiano, no papel de Laura Assunção, é uma mocinha “rebelde”, com pensamentos evoluídos. Suas vestimentas também estão à frente de seu tempo, dando índices de modernidade. Há a inserção de elementos masculinos, como cintos, coletes e gravatinhas e também tonalidades escuras, costumeiramente não utilizadas pelas jovens do período. No chapéu mostrado acima, existe uma nítida inspiração em Chanel, ícone do feminismo. O interessante é que Chanel só abriu sua primeira loja em 1910 (o que mostra o quanto essa referência é mais simbólica do que realista, propositalmente)!

(Esses são mais alguns chapeuzinhos de Laura, que poderiam facilmente morar aqui em casa… — Usaria todos! E vocês?)

A maioria das peças é confeccionada dentro do Projac. Mas, acreditem: uma ou outra, original, é garimpada pela equipe. Imagine só, vestir uma roupa autêntica do início do século XX? Beatriz Segall, que interpreta a francesa Madame Besançon, terá essa honra (com direito a espartilho e tudo)!

Mas nem só de luxo será feita a trama…

Sem o núcleo menos favorecido não tem conflito nem Lado a Lado, né? Mas os personagens mais humildes também tem seu figurino minuciosamente pensado. As influências são africanas, com turbantes e colares de conta. Há muitas peças floridas, mais leves e alegres, envoltas em tons terrosos. Claro que tudo isso é tingido e preparado para conquistar a aparência de desgastado pelo tempo e encardido pelo uso (e não pela falta de cuidado)!

“Ah! Mas e os figurantes?” Eles sim, que aparecem de relance na trama, são vestidos com itens do acervo.

Aiaiai… Essa novela parece ser tão grandiosa! Irá retratar uma época que moldou o que o Brasil é hoje em dia, abordando a transição da monarquia para a república, a realidade dos negros após a abolição, o surgimento das favelas e também de uma mulher moderna, independente. É até de arrepiar, né?

Na próxima segunda, dia 10 de setembro, às 18hs, todo mundo com o olho grudado na telinha!

comentários

  1. lila pink

    Gente Joyce vc arraaaaaaaaaaaaaaasou no post, muito bem feito, super bem explicado, uma aula absurda de boa!!! Sério sonhei com vc hehehe meu sonho de anos é conhecer o acervo de figurinos da Globo, Lê no camarim das 8 de Marília Carneiro que vc vai amar!! Bjãoo flor
    Parabéns mesmo!!

    • Joyce Nunes respondeu lila pink

      Oi Lila, obrigadaaaa! Pra mim também foi um sonho, nem acredito que tive essa oportunidade… Surrreal!
      E valeu pela dica literária ;) bjs…

  2. flavia sisi

    Tbm adoro História…
    Principalmente da Moda…
    Amei os post.
    Nao costumo ver novelas, mas vou tentar acompanhar esta…

    • Joyce Nunes respondeu flavia sisi

      :) eu vou acompanhar sem dúvida alguma… Fiquei toda emocionada ao ver os primeiros teaser na TV, fiquei muito surpresa ao ser convidada para ir lá! Bjs..l

  3. katharina

    oi Joy!! adorei a matéria!!! as roupas sao realmente um sonho né *-*

    bem q eu queria ter vivido nessa época.. haha
    mas viu, foi vc mesma que escreveu o texto do post????
    nossa, parabéns mesmo pq vc escreve bem demaaaaaaaaaaaais!!! adorei!

    • Joyce Nunes respondeu katharina

      Queria usar tudo aquilo… Dá MUITA vontade…
      Eu mesma que escrevi sim… Quer dizer que dá pro gasto? Heheh tks…
      Quis passar para vcs tudo que foi dito e mostrado na reunião com a Beth! Bjs..l

  4. .naTi

    Nossa….q emocionante!
    deve ser o máximo conhecer cada detalhe!!!
    lindo lindo lindo…adorei o post!

    • Joyce Nunes respondeu .naTi

      =***

  5. Maria Elisabete

    Oi querida. Amo seu blog. Visito todos os dias, mas hoje me inspirei a escrever porque também amo história e adorei as novidades sobre a novela e figurinos. Também curto a customização de peças e queria pedir pra você descobrir e mostrar pra nós, algumas possibilidades de enriquecer nossas peças básicas do dia-a-dia, com retalhos de renda e etc, Adoro isto, mas nem sempre acerto nas escolhas. Beijos.

    • Joyce Nunes respondeu Maria Elisabete

      Booooa Maria, adorei a dica… Mas voj pesquisar antes pois acho que precisarei contar com a ajuda de pessoas mais experientes… Mas já tenho algumas idéias aqui…

  6. Júlia Gracioli

    Jôôôô! Que post é esse menina, que tudoo de bom arrasou!!!!
    Eu gosto tanto dessa moda dessa época sabe, sei lá, eu me identifico, rss. Muito lindo os chapéis, os vestidos, todas as peças é trabalhado no minimo detalhe né.
    Parabéns, sucesso amore! ;)

    • Joyce Nunes respondeu Júlia Gracioli

      Obrigadaaa!
      Eu usaria sem pensar duas vezes essas roupas… Não sei bem onde, mas usaria!

  7. Ana Luiza

    OMG, se eu visitasse o acervo da Globo, MORRERIA!!!! hehhehehe
    Ainda mais para ver roupas inspiradas na Belle Époque… AMO.
    Quanto a Chanel, ela, propriamente, não "inventou" um estilo, e sim, traduziu o espírito de uma época. Nesse sentido, mesmo que tenha aberto sua primeira loja em anos posteriores aos que se passa a trama, já haviam mulheres que usavam chapéus e peças deste tipo. E mesmo o cabelo "Chanel" não é uma criação da estilista. Ela só foi a mais famosa. hehehe :P
    Gostei muito do fato de eles reaproveitarem materiais!!!! Reciclagem é o futuro! hehe
    Beijão, amada!

    • Joyce Nunes respondeu Ana Luiza

      Bjsssss!!! Falou tudo… Uepaaa!
      Acho que vc iria morrer com aquelas roupinhas hehehe!

      • Ana Luiza respondeu Joyce Nunes

        SIM! heheheheh Postei uma dica de Nails na Fan Page do blog e lembrei de tí! Depois espia lá. :D

  8. Emerson

    A novela parece que vai ser bem interessante! Bjos!

  9. […] para convidar quem ainda não viu o post com os detalhes e segredos da produção de figurinos épicos para “Lado a Lado”, a […]

  10. Gigi Heuer

    Figurinos de época são encantadores!

  11. Bianca Oliveira

    A-MEI a matéria. Além de ser incrível o acervo, foi incrível a forma como você explicou tudo. Parabéns, de verdade!

    • Joyce Nunes respondeu Bianca Oliveira

      Obrigadaaa ;)
      Mas ainda tem mais hehehe… com mais fotos do figurino mesmo! Aiaiaiaiai *-*

  12. Nanny

    Olááá !! Adorei sua postagem. Parabéns !
    E noossa que sorte a sua de poder ir até onde é feita essas roupas lindas.
    Sigo a moda Lolita e sei muito bem o quanto estes figurinos nos inspiram !!!
    Beijjooos

Gostei e agora © 2010–. Política de privacidade