No verão tem aqueles dias que dá aquela vontade de morar na frente do ar condicionado. Porém, não podemos esquecer que, apesar de a sensação geladinha ser compensadora, devemos tomar alguns cuidados para que este hábito não afete, além da nossa saúde, nossa beleza. Afinal, no calor queremos estar refrescadas e bem cuidadas!
Para diminuir a temperatura do ambiente, o ar condicionado suga o ar e retira sua umidade, o que favorece o ressecamento da pele, dos cabelos e das unhas. A seguir, os principais efeitos de seu uso prolongado e como se proteger dos mesmo:
Pele
A pele de quem fica exposto continuamente ao ar condicionado pode ficar extra seca, sem brilho e começar coçar, agravando problemas de pele como rosácea (manchas avermelhadas no rosto, desencadeadas também por calor demais), psoríase e dermatite seborreica (a popular caspa, que pode dar nos cabelos e nas sobrancelhas).
Para prevenir, os cuidados devem começar no banho, que devem ser breves e não muito quentes. A dica é usar um sabonete hidratante, que ajuda a manter a camada de gordura natural da pele, grande aliada na proteção contra o ressecamento. Por isso, evite tomar mais de um banho por dia. E, mesmo assim, não esqueça de passar um hidratante depois, reforçando a proteção.
Após a limpeza do rosto com creme ou gel de limpeza, usar creme de hidratação facial à noite e pela manhã, sempre com produtos do tipo mais de adequado a sua pele.
Cabelos
Os cabelos tendem a ficar secos e quebradiços após exposição prolongada ao ar condicionado, tornando-se opacos, pouco maleáveis e com pontas duplas.
Evite prendê-los quando estiver com o aparelho ligado, para não favorecer a quebra. Após lavar e condicionar, use também condicionadores sem enxague (leave-ins) com agentes protetores que combatam o ressecamento e faça hidratações, no mínimo uma vez por semana.
Unhas
As unhas ficam fragilizadas devido ao ar ressecado, podendo quebrar e descamar com facilidade, já que a causa principal de unhas quebradiças é o ressecamento extremo da unha.
Uma maneira de combater esses efeitos é sempre usar um creme hidratante para mãos e unhas e investir em uma base fortalecedora. Também deve haver cuidado na hora de lavar as mãos, limitando a quantidade de sabão utilizado, assim como o tempo de exposição de suas unhas à água. O uso de sabonetes suaves, hidratantes, pode ser de grande auxílio.
Lábios
O ressecamento leva ao aparecimento de rachaduras. As feridas expõem o organismo à entrada de micro-organismos e facilitam infecções como a candidíase de canto de boca (boqueira), por exemplo.
Para evitá-las, aplique protetores e hidratantes labiais constantemente.
Olhos
O ressecamento ocular diminui a camada de lágrima que envolve e lubrifica a córnea, que fica suscetível a sofrer machucados que podem levar a quadro infeccioso. O risco maior é para os usuários de lente de contato.
Como solução, use colírios lubrificantes, sem conservantes. Prefira usar óculos enquanto estiver em ambientes climatizados. Caso use lentes de contato, a dica é o uso de lubrificantes de forma intensiva.
Em todos os casos, beber bastante água para manter o corpo hidratado é mais do que fundamental.
Outro cuidado deve ser tomado na hora da instalação de ar condicionado é sempre posicionar o aparelho num local em que o ar se distribua uniformemente pelo ambiente e de forma que o fluxo não atinja diretamente as pessoas. No quarto ou na sala, coloque-o acima do lugar onde os moradores dormem ou sentam.
Com esses cuidados, o ar condicionado deixa de ser um vilão e se confirma como um dos maiores aliados do bem estar nos dias quentes. Aproveite!
comentários
-
-
Carolina R
O pior para mim sem dúvida é o ressecamento dos olhos mesmo em mim que não uso lentes
bjs -
Wagner
Excelente artigo linda, parabéns Deus te abençoe!
-
Katita
Muito importante e esclarecedor esse texto.
-
Gabriela
Não sabia que fazia mal pro cabelo, adorei as dicas. http://www.alemdolookdodia.com
-
Ana
Eu to chocada com os efeitos que o ar condicionado trás para nós, nunca saberia. Belo post, obrigada pelas dicas e pelas informações.. Adoro blog, beijos.
-
Thaís
Oi Joy,
Te juro que não sabia que fazia tanto mal pra beleza assim, principalmente a parte dos cabelos. Vou começar a me atentar para não prender tanto o cabelo quando estiver no ar condicionado.
Um beijo :)