No final dos Anos 90 e no começo dos 2000 o pop chiclete reinava absoluto, com reis e rainhas tão jovens quanto seus fãs. E o que fazia sucesso mesmo eram os grupos, com melodias embaladas pelas vozes de seus múltiplos integrantes, que não precisavam fazer nada além de dançar, cantar… e encantar uma legião de admiradores, espalhadas pelo mundo inteiro.
Deu vontade de tirar poeira das fitas VHS e dos pôsteres que estavam guardados lá em algum lugar do passado, para reviver uma das épocas mais deliciosas (e também sofridas, como mostrada nesse post do Borboletando) da vida: a de fangirl. As bandas teen que animaram o nosso início dos Anos 2000 foram:
1. Backstreet Boys
Não adianta ser teimosa, os Backstreet Boys eram os imperadores do cenário pop mundial no início dos 2000, por mais que as fãs de N’Sync e outras bandas de garotos insistissem em confrontar. Aliás, eles foram os primeiros a trazer à tona o conceito de boyband, que estava esquecido desde o sumiço dos New Kids On The Block.
Seus integrantes eram tratados como verdadeiros deuses na face da Terra e muitas meninas (oi!) dedicavam todas as horas de seu dia a colecionar matérias de revistas, coletâneas de clipes e programas gravados da MTV, além de singles importados, que custavam o olho da cara. Isso sem falar na mania de assumir o sobrenome dos indivíduos e brigar vorazmente com qualquer outra amiga (ou não) que quisesse roubar seu título.
Confesso que meu maior sonho na época era tirar uma foto com os benditos, coisa que eu só fui realizar… dias atrás, em pleno 2015.
Antes tarde do que nunca, hehehe!
2. N’Sync
Eles surgiram logo depois dos Backstreet Boys e, por mais que tivessem uma qualidade imensa e hits abaladores, sempre ficaram com a fama de ser uma cópia de seus “antecessores”. Os clipes mais originais e bem produzidos certamente eram os do N’Sync. Quem pode esquecer dos fantoches de Bye Bye Bye, dos bonecos no supermercado de It’s Gonna Be Me e do cenário impactante e artístico em homenagem ao POP, do clipe de mesmo nome?
Ah! O N’Sync foi o berço musical de Justin Timberlake, que obteve ainda mais sucesso em sua carreira solo. Precisa falar mais?
3. Five
Ah, os britânicos… eles não poderiam ficar de fora dessa disputa, né? Five (ou 5ive, para as íntimas) surge com uma proposta mais groovy e menos melosa. Inegavelmente, um som com um toque diferente e menos enlatado do que o dos seus concorrentes americanos, porém sem perder os atributos de uma boyband.
Five era a banda que até quem costumava ser averso ao pop e a “grupinhos” costumava admitir em algum momento: “nossa, mas até que essa música é legal”. E era mesmo. Five foi sempre muito legal e original. Até os garotos na escola curtiam!
4. Westlife
Continuando no sotaque e jeitão europeu, lá da Irlanda veio o Westlife, com canções mais açucaradas do que suspiro! O diferencial é que havia inserções bem típicas nas melodias, como trechos de gaita de fole e outras influências célticas, o que evitava que o Westlife caísse no vazio de uma boyband sem personalidade.
Sem falar que a voz dos meninos era demais!
5. Spice Girls
Fiquei confusa se deveria ou não colocar as Spice Girls no post, pois no início dos Anos 2000 elas já estavam num vai e volta sem fim. Porém, simplesmente não dá para ignorar a importância dessas meninas na música teen. Elas foram as responsáveis por reavivar o pop e abrir caminho para outras bandas do gênero, como Backstreet Boys. Bota girl power nisso!
6. S Club 7
Numa época em que a internet ainda era lenta e as novidades demoravam meses para desembarcarem em terras brasileiras, tinha que pesquisar muito para descobrir músicas algumas de bandas famosas lá fora, mas das quais ninguém falava por aqui. Era o caso do S Club 7, formado por meninos e meninas lá da Inglaterra.
Sempre via matérias falando deles nas revistas gringas que comprava para ver os Backstreet Boys e afins, mesmo assim nunca tive muito contato. O fato é que a sonoridade do pop britânico sempre foi mega atraente!
7. Ultra
Sabe aquela banda de um hit só? Pois essa é uma definição perfeita para o Ultra. Dá para perceber a importância do grupo só pela qualidade do vídeo que você encontra de seu maior sucesso. De qualquer maneira, Say It Once era muito boa e ficou algumas semanas na parada do Disk MTV.
8. A*Teens
O A*Teens também apostou na união de meninos e meninas. Foi criado para ser uma banda cover juvenil do ABBA, mas alguns de seus sons próprios eram bem melhores do que as versões do grupo sueco setentista.
9. 98 Degrees
As gringas amavam 98 Degrees e nós aqui nem sequer sabíamos direito quem eram os fulanos. Mas eles eram grandes, gravaram até com Mariah Carey (de top de crochê, bem como gostamos). O queridinho do grupo era Nick Lachey, que se tornou marido (ou melhor, ex-marido) de Jessica Simpson. Com certeza você deve pelo menos ter visto a cara dele em algum lugar na época.
10. Twister
Sim! O Brasil também teve sua super boyband. Seria injusto terminar essa lista sem ao menos citar o Twister, com seu hit 40 Graus (não consegui decidir se isso foi uma frase irônica, já que eu gostava bastante dessa musiquinha, hehehe).
Meu amor esse amor dá 40 graus de febre, queima pra valer… queima pra valer!
BÔNUS: Hanson
Impossível falar de grupos teen que fizeram sucesso sem ao menos citar os Hanson, os meninos roqueiros que fizeram todas as meninas se descabelarem no final dos Anos 90. Assim como as Spice Girls, eles haviam dado uma sumidinha da mídia após seu ápice em 1998, mas deram o ar da graça triunfalmente com o lançamento Save Me, exatamente em 2000. Aliás, Save Me, que fez parte da trilha sonora da famosa novela Laços de Família, talvez seja uma das músicas mais bonitas de todas as boybands citadas no post.
Bons tempos…
Qual era sua banda teen preferida? Nunca ouviu falar de alguma delas ou tem mais alguma a acrescentar?
comentários
-
Marilia Sestari
Genteeee!! *o*
Mal lembrava de algumas aí hahaha
-
Váh
AI MEU DEUS você tem uma foto junto com os Backstreet Boys *—————–*
Eu amava eles e amava também as Spice Girls. Twister também é muito booom!
Saudades dessa época, foi tudo muito bom. Adorei o post!
-
Fernanda Carbonera
Nossa!! Backstreet Boys amava demais, tinha o quarto forrado de Posters, álbuns de figurinha e uma pastinha com recortes de revistas!, Não pude ir no show deles aqui no Brasil, fiquei muito triste :(
Você realizou acho que um dos maiores sonhos das fãs, tirar foto com eles *o*!
Gostava muito do 5ive e das Spices Girls :P
-
Ana
não é ser teimosa, mas o Hanson com “Save Me” desbancou o BSB em todos os rankings por aqui nos anos 2000 hehe
-
Taby
OMG voltei no minimo usn 15 anos no tempo hahahahaha.
Invejei sua foto com os BSB :P
-
-
Izabel
Que legal!!!
Eu adorava os Backstreet Boys e o Hanson (meus preferidos da lista, embora não considere uma “Boy Band”, sempre achei mais rock mesmo).
Também gostava de algumas músicas do N’Sync, Westlife e Spice Girls.
Continue com essas listas dos anos 90/2000, Joyce. Estou adorando relembrar *-*
Beijo grande ;*
-
Lala Ismerim
Olha, gostava de todas mas era do contra e curtia mais N’Sync e Five. kkkkkk…
Masss amar, amarr mesmo. Amei Hanson! kkkkk…
Acho que acabei vivendo a loucura com eles que depois fiquei super normal com as outras bandas sabe.
Masss saudades dessa época viu.
Beijo
-
Tati Gallo
Tirou foto com meu ex… o Nick! kkkkk
Qnd nova era fanática por eles, N Sync, Five, Westlife e Spice Girls. Metade dessa lista! ^^
E Hanson, eu gostava mto dessa música que vc publicou… aliás, até hj gosto!
Bjooos!
-
Bia Martins
Minhas preferidas mais desconhecidas eram Westlife e S Club 7! Tenho os CDs ainda haha! Ainda gosto muito das Spice e BSB.
beijo
<a href="http://www.belatriz.info” target=”_blank”>www.belatriz.info
-
Andréia
Joyce, o S Club 7 tinha um seriado (tipo Sandy e Junior kkk) em algum canal infantil da tv por assinatura, foi assim que conheci o grupo. Era bem bobinho e sempre terminava com um clipe, mas ainda assim eu curtia, rs. Que legal que você lembrou de colocá-los na lista :)
Post delicinha. Voltei no tempo agora porque eu fui fã de praticamente todossss. Bons tempos!
-
Joyce
Xará, vc não foi no show dos BSB esse ano? No de 2011 te vi na plateia, comentei na época… rs
Pois então, esse ano me dei o luxo de ir no VIP, não podia perder a oportunidade e q sonho foi conhecê-los!
O Brian dá vontade de levar pra casa, foi duro deixá-lo, já imaginava q o AJ seria gente boa mas superou,
fantástico… o Howie é baixinho, dei tanta risada qdo vi, imagino pra vc q é alta rs
Não sei como foi com vc mas o Nick é mto sem graça, uma má vontade q só ele viu, falso demais mas na hora do click da foto e no palco, é só sorrisos e o Kevin é mais lindo ainda ao vivo, fiquei boquiaberta…
Simplesmente amei! Se tiver uma próxima oportunidade, vou querer ir novamente, a passagem de som foi maravilhosa, me emocionei mto! E ainda bem q não fui no After Party, já sabia q o Brian não participa, sem ele não dá rs
Fora eles continuo escutando o 5ive, gosto bastante! When The Lights Go Out é a minha preferida deles, pena q na época não fui no show q fizeram em SP, agora já era… :(
Gosto de Westlife, Spice Girls e algumas do NSync, mas do restante, não conheço nada! Do Hanson, pra mim, só Save Me salva.
Torcer para q os BSB continuem por mtos e mtos anos! Durante o show o Brian até brincou com isso, espero q ele tenha falado sério. <3
Bjos
-
Guilherme M.
Olá Joyce!
Sempre fui fã de música pop, e bem nessa época, final dos anos 90 e início dos 2000, o pop reinou absoluto nas rádios e trilhas sonoras por aí!
Sejam as boy bands, girl bands, ou mesmo os cantores solo, gravaram canções que embalaram bastante a juventude daquela época. Backstreet Boys, *NSYNC, Five, Westlife, Hanson, Spice Girls, Mariah Carey, Britney Spears, Christina Aguilera, e alguns outros, estavam sempre nos Top 10!
Trilhas sonoras de filmes e de telenovelas tiveram músicas desse gênero, principalmente aquelas mais lentas, com pegada mais romântica. Essas até a rádio Antena 1 tocava, e ainda toca.
Post bem redigido! Parabéns!
Abraço.
Guilherme — servidor público — Porto Alegre.
-
Thais Kelen
Ah, cara, que saudade… Eu lembro daquelas revistinhas estilo Capricho, mas em tamanho mini e beeem mais baratas, que vendiam nas bancas. Era só vir com uma matéria dos meninos na capa e vendia na hora kkkk Lembro de quando a minha mãe me comprou algumas com especial do Twiter, era o jeito de conhecer bandas novas na época :3 Para quem era mais velha na época, Daí vinha todo aquele trampo de recortar, colar, montar um álbum ou um fichário com os recortes… Minha prima tinha um enorme das Spice Girl e outro dos Back street Boys. Eu sempre fui mais de curtir o N’sync, mas junto com as SG e BST, era quase uma obrigação se reunir a tarde com as amigas na casa de quem tinha o último VHS para assistir os vídeos e treinar as coreografias.
Hahaha pois é, eu sofri pra lembrar de alguns também hehehe!